sábado, agosto 30, 2008

TSE

Definitivamente não tive muito tempo para pensar no assunto que eu decidi postar hoje. Mas acontecimentos me fizeram gastar o dia todo de hoje fora de casa.

Bem a grande BUM do momento no ambiente em que se encontram meus neurônios são os comerciais “Quatro anos é muito tempo”, são tão retardados, mas tão retardados que expressão perfeitamente o retardamento da falta de consciência publica na hora de votar.

A meu ver os comerciais estão sendo feitos em séries com um “capitulo novo” começando toda segunda-feira, algo que os torna mais interessante já que é difícil ver comercial em séries, sendo atualizadas nessa velocidade, normalmente quando são feitos assim eu vejo mudanças a cada mês ou mais, já que são custos, é claro.

Acredito que o primeiro deles foi o do Cometa, onde um jovem perde a chance de ver sua passagem, pois estava acendendo uma lamparina.

Em segundo, veio o comercial do Trem, neste, o homem perde o momento da passagem aberta porque estava procurando um CD.

Até então, propagandas interessantes, boas sem duvida, mas acredito que as próximas chagaram a um estágio no sense tão fora do normal que as tornam perfeitas.

Bom, aproveitando a deixa, estava agora mesmo pesquisando, pois, afinal quem é que “pirou” nessa campanha? Ok, quem se não um dos grandes na área de criação publicitária: W/Brasil de Washington Olivetto, bom só para listar algumas já criadas por eles para que se entenda o porquê de serem bons: O primeiro sutiã agente nunca esquece, Pense em mim “Bombril ”Hitler “Folha”, e enfim, não estou a fim de entrar no site deles agora para listar tantas outras boas produções e criações.

Bem, voltemos aos comerciais do TSE, após os dois primeiros, creio que houve uma liberação total sobre a temática do comercial, seguindo somente o contexto “Quatro anos é muito tempo”, o terceiro então é o da “Abelha”, definitivamente o meu preferido, é tão improvável e impossível imaginar ter uma abelha zumbindo em seu ouvido durante quatro anos, mas eu acredito que alem disso existe uma analogia ao fato das promessas eternas dos políticos (zumbidos) e da nossa total acomodação depois de eleger um governante qualquer, na qual, mesmo que for um lixo simplesmente ficamos parados sem ligar (o homem se acostuma com o fato e passa a cuidar da abelha em seu ouvido).

A seguir, “Andando em círculos”. Eu também gostei bastante, é até mais absurda que a da abelha (mas a da abelha é mais divertida), nesta temos uma mulher que sempre anda em círculos quando está com pressa. E eu colocaria ai o fato de quase sempre estarmos votando-nos mesmos, na mesma coligação ou partido, enfim, na elite dominante das eleições.

A do “Celular”. Achei a mais fraca, mesmo assim boa. Vejamos, um homem que comprou o celular há quatro anos e desde então chora toda vez o celular toca, pois a musica mexe com ele e isto é algo que o frustra. Talvez uma ligação a sempre ficarmos frustrados após “adquirir” um prefeito e esse não corresponder a nossas expectativas, mas fica muito vaga essa analogia.
E por ultimo, “Sapateado”. O Cara tem um leve problema, ao ficar nervoso começa a sapatear, e quem de nós já não viu nossos prefeitos comumente “sapatear” em debates, bom ao menos pra mim poderia ser essa a ligação que quiseram dar.

Claro, que todas as analogias foram suposições minhas sem nenhuma afirmação ou idéia dita pelos produtores que sugerissem isso, mas acredito que eles não se dariam ao luxo de fazer loucuras só por fazer, a graça é colocar um humor sarcástico embutido.




Ficarei por aqui.
CYA FOLKS.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caraleo, Dejota... tem parágrafo muito embolado, não dá nem pra entender a idéia! Arruma o terceiro parágrafo todo! No sétimo parágrafo, arruma a parte das propagandas da W/Brasil.

Fora os problemas com vírgulas, claro...

Bem, vamos ao post em si: gostei dos comerciais, são bem feitos e chamam a atenção. O da abelha, por exemplo, já fez minha mãe pensar que realmente tinha uma abelha dentro de casa, hahaha.

Suas suposições são boas, acredito que seja bem esse o espírito que os publicitários quiseram passar. São coisas que podem ser criadas em uma mesa de bar e funcionar otimamente. Podemos mandar sugestões? hehehe.

Nefelibata disse...

Dejota... sabe o que é reler o que se escreve? Essa idéia já passou pela sua cabeça? Esse seu texto não dá para ler, a gente tem que intui-lo, poxa vida.

Mas enfim, gostei do tema em si. Agora vejo que realmente tudo tem seu lado negativo. Perdi totalmente o hábito de ver TV, e agora não vejo essas coisas legais. Ouço por aí que o horário político deste ano está realmente muito engraçado. Queria um dia me lembrar para vê-lo...

Rabay disse...

Bom, eu não acredito muito em campanhas de conscientização, mas se essa tá sendo lembrada e comentada, ponto pro TSE...