sábado, julho 05, 2008

A ERA sem internet.

(clique na tirinha para ver em tamanho ampliado)

Para os que não sabem (usuários de outras prestadoras de banda-larga ou algo do tipo), anteontem, dia 3 de julho de 2008 houve um "apagão" do serviço de internet da Telefônica em São Paulo, acreditasse que o problema tenha sido causado por defeito em um Roteador em Sorocaba.

Apesar de ser compreensível, acho muito pouco só isso para um problema que causou instabilidade da conexão (quarta-feira) e cerca de 20 horas de queda total do serviço (quinta feira), mas é claro que defeitos assim deviam ser previstos e para uma empresa desse porte um sistema mais eficaz deveria existir para que algo assim não durasse o tempo que durou, não que realmente me importe, um dia sem internet não é muita coisa (para mim, um viciado, mas que até consegue ficar sem ela), mas o serviço causou tumulto pela cidade inteira, empresas sem comunicação para negócios(ou nem tanto, já que as linhas telefônicas ainda funcionavam), órgãos públicos impossibilitados de trabalhar(não que trabalhem muito normalmente), escolas sem poder usar os famosos recursos on-line(que não tinha em grande parte do meu tempo e não fez falta), mas creio que o mais trágico tenha sido horas e horas sem saber quem pode ter mandado uma mensagem no Orkut, um email ou com quem está deixando de conversar no MSN, enfim, a internet se tornou um parasita moderno onde as pessoas entraram em desespero sendo que podiam fazer quase tudo que fariam com ela.

Penso eu na época de ouro do rádio, onde ele era o estouro do momento, todos queriam ter o seu, era o limite da tecnologia humana, uma caixa que transmitia som, o que mais poderiam inventar? E quando essa caixa ficava "off-line"? Será que o caos gerado era assim alarmante. Ou as pessoas não chegaram a ficar paranóicas pois sabiam o que podiam fazer sem um rádio?

A televisão também, mas acho que não houve tal “parasitação” sobre ela, já que se não tinha ela teria o rádio, mesmo não estando mais em sua época áurea ainda era famoso, robusto, apesar de só transmitir som.

Celulares são assim como a internet um parasita social, quantas pessoas entram em crise por esquecer o celular em casa, ter seu celular roubado, acabar a bateria ou ele vir sem o famoso jogo da cobrinha? Bem, o mais legal e ver a pessoa em brandos por ter perdido a famosa agenda de números que ele guarda, o interessante é que possivelmente ela tenha ligado para 1/4
das pessoas daquela lista, logo é um recanto social para você lembrar dos "amigos" que tem, mas que nunca mais vai falar, assim como Orkut, MSN, e-mail e outros mais que tem o puro objetivo de socializar a sua mente sem que você socialize.

Bom, sobre o assunto, uma noticia-me fez rir, especialmente para o titulo que deram:

"Sem acesso, internautas voltam à era do fax e até lavam o carro"

Espera aí, as pessoas não lavam mais o carro por causa da internet?
Não que eu lave o carro, primeiramente eu acho um tanto quanto inútil já que ele vai ficar lá fora sujando mesmo, claro, às vezes é necessário, mas não sou aficionado em achar que um carro tenha de ficar limpo todos os dias, mas não é a internet que me impede de lavar o carro.

E, A ERA DO FAX!!!
É bonito isso, né? A ERA alguma coisa, termo belo, forte, esplendoroso e sem utilidade, já que o fax não teve uma ERA, ele foi bastante usado sim, como ainda é usado, mas nada que tenha marcado um momento tão grande para se dizer isso, alem do mais, quanto tempo existe o fax?
Foi criado em 1946, produzido em larga escala em 1973, chegou ao Brasil em ???? Não achei, mas diria que tem grande valia interna há uns 25 anos, então onde maldição fica a ERA DO FAX?
Mas não deixa de ser bela, A ERA DO FAX (imagine dito por uma voz doce, suave e que vai sumindo ao longo do tempo após a fala, fica bonito isso.)

De fato, as eras de hoje em dia, não são mais como antigamente, ela duravam centenas de anos, agora, começa algo, um mês depois já se foi UMA ERA, um mês no máximo já se tem UMA ERA, qualquer coisa é motivo para Eras.

Não que isso me importe também, essas expressões quando usadas assim me fazem rir, é bom.

Bem, vamos lá, faltam uns 20 minutos ainda, e estamos aqui, na ERA do Blog (que dura semanalmente 1 hora), depois disso ainda irei para ERA do Sono (algo em torno de 8 horas), e então chegarei à ERA do Banheiro após dormir (uns 10 minutos).

Ok, é isso, não tenho mais o que escrever cya.
E até o próximo momento, na semana que vem.

11 comentários:

Rabay disse...

Imaginei vc falando "ERA disso", "ERA daquilo" daquele jeito exagerado e engraçado hehehe

Mas é verdade, o desenvolvimento é cada vez mais rápido e as eras das inovações, cada vez mais curtas. Li sobre algo chamado "singularidade tecnológica", uma época em que tudo vai ser desenvolvido tão rapidamente, que não faria sentido por exemplo pensar em inovações dez anos depois, pois teoricamente essas inovações chegariam no mesmo ano.

Enfim, confuso.

Thomás disse...

É impressionante como as coisas mais difíceis de se acontecerem sempre acontecem aqui no Brasil. Primeiro foram os Aviões que se chocaram no ar. Agora isso. Pela primeira vez no mundo nos deparamos com uma "pane" geral no sistema de Telecomunicação.

Chega até a ser engraçado. É preciso que algo dessa dimensão aconteça para que as Autoridades se toquem que o serviço oferecido pelas empresas de Telecomunicação é uma merda. Não respeitam o cliente, sempre dão desculpas esfarrapadas. Até quando isso? Essa desculpa do roteador foi a coisa mais idiota que eu já escutei. Alguém fez uma merda muito grande e estão cobrindo isso.

Só espero que as Autoridades tomem alguma atitude. Quebrem a perna de alguém, mutem a Empresa ou descontem o nosso dinheiro.

Viver no Brasil é piada!

Anônimo disse...

Ah, Dejota... esse primeiro "quadro" branco não ficou legal... tá vazio!

De acordo com o Jornal Nacional, foram 36 horas de queda.

"a internet se tornou um parasita moderno onde as pessoas entraram em desespero sendo que podiam fazer quase tudo que fariam com ela."
Acho que o parasita somos nós... não a internet. Ela depende de nós muito menos do que nós dela.

Além de achar um exagero a "era do fax" (e ter rido muito com a matéria), eu fiquei voluntariamente offline e nem sofri. Já fui muito mais neurótica, mas isso passou. Tenho com o que me distrair na vida real.

Mas vamos admitir... quando estou online olho meu e-mail a cada cinco minutos. E sempre tenho meu blog aberto porque sempre tem algum link lá que quero ver. Não fico o tempo todo no orkut, porque cansou. E tenho meus seriados para me ocupar, além de filmes e TV a cabo.

De qualquer forma... semana que vem tem mais "era do blog"!

dmariano disse...

É, falando nisso, comentem sobre a tirinha..T_T, foi a parte mais importante do texto..\o\

Thomas, sem tantas revoltas, Brasil é ruim, mas nem tanto, é fato que telefonica é uma merda, mas, a majoritária dela é um empresa Ilatiana ou Francesa, enfim, Europeia e não to afim de procurar agora de qual pais é.

E Bibi, sabe muito bem que coloquei o vicio em Orkut,MSN e Emails como um extremo ai, não é algo que todo mundo faz 24h, mas tem gente que fica só nisso, sim.

dmariano disse...

Opa, e esqueci de comentar sobre Rabay, bem, eu acho que isso mais é uma necessidade de dizer que estamos tão avançados que a cada ano criamos algo novo, doque realmente criar, é claro que existem inuvações, mas não me lembro de existir a era da AM, FM, Ondas Tropicais e por ai vai, foram meios de radios criados em periodos especificos mas que não foram colocados como avanços do mundo, como hoje em dia um MacBook virá a sensação ou ipod e por ai vai, pra mim não são marcos de Eras, mas sim Variações que se tem dentro da Era da informática(que ai sim é mais viavel de se colocar).

Anônimo disse...

Ai ai Dejota, você é tão engraçado que eu tinha até me esquecido, que saudade de você tchutchu.
Tá que eu estou na lista dos "'amigos' que tem, mas que nunca mais vai falar" xD.
E o que eu posso te dizer é que muita gente realmente deixa de viver por causa de internet, por causa de orkut e essas coisas. Principalmente por causa de orkut pra te falar a verdade. Conheço pessoas que não tiram a bunda de casa pra fazer nada. Mas qdo acontece algo com o computador ou a internet, saem q nem loucas procurando lan houses.
E eu adorei a tirinha, vou roubá-la! Mwahahaha.
É lástimavel mas é a maldita inclusão digital.
E eu nem sei pq eu estou te dizendo isso!
Se eu soubesse que seu blog era bom assim eu teria visitado antes :P
Se cuida. Beeeijo.

Anônimo disse...

Ooi
adorei o post
e eu fui uma das internautas q nao sabia oq fazer sem internet, e corri pra lan house do mercado aki perto q tinha conexão... haiahjeuehaiaheuehaia
bjoo

Anônimo disse...

Ooi
adorei o post
e eu fui uma das internautas q nao sabia oq fazer sem internet, e corri pra lan house do mercado aki perto q tinha conexão... haiahjeuehaiaheuehaia
bjoo

Ivan Yukio disse...

Tava tão bom a internet com 33% das pessoas offline. Tudo tava tão rápido lol.
O que achei zoado foi os orgãos do governo não terem uma conexão de segurança...

Nefelibata disse...

Lembrei de uma frase de um professor meu de Filosofia Jurídica:

"Nós criamos nossas necessidades".

DON!

Mary disse...

adorei!mto criativo!
*-*