segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Abraços Grátis!



Não pensava em atualizar esse blog hoje, não achava nada de interessante para falar sobre, até que uma amiga aparece no msn com a história sobre "Abraços Grátis", eu simplesmente retribui(com emoticons, já que estamos falando de um mundo virtual).Depois outra gúria me mandou um link(http://youtube.com/watch?v=bPPKSWSPP1E) que me fez entender um pouco mais doque se tratava.
Uma campanha entitulada "Free Hugs Campaign" e que na verdade eu já havia visto mas não tinha dado muita importância, mas agora ela se mostrou devéras maior doque da ultima vez. Fazendo algumas poucas pesquisas(orkut, google) descubro que já teve um dia "Free Hug" em Brasília, há idéias de ter em São Paulo(dia 25 na Avenida Paulista, sem muitas certeza, mas depois confirmo isso), além de outros muitos lugares do mundo mas prefiro me manter somente no Brasil. Mas oque achei mais interessante foi o motivo dessa campanha surgir, um homem chamado Juan Mann após passar algum tempo em Londres e por fim entrar em uma crise teve de voltar para sua cidade natal(Sydney), ao desembarcar percebe que ninguém o esperava, não haviam amigos, familia ou pessoas que o fizesse se sentir em casa. Após algum tempo olhando a cena comum do ambiente(pessoas esperando sorridentes por seus parentes, abraçando-os quando os encontravam) resolveu escrever na frente e no verso de uma folha "Free Hugs" e começou a andar com esse papel a mostra, e depois de minutos uma pessoa para e coloca a mão sobre seu ombro dizendo-lhe que o cachorro dela morreu naquele dia de manhã e fazia um ano que sua unica filha havia morrido em um acidente de carro, após isso eles se abraçaram por um instante aliviando o peso que ambos estavam carregando e os dois após isso sairam com um sorriso.
Definivamente, um ato inusitado, que após isso teve o video ja mostrado acima, e agora uma campanha que chega em São Paulo graças ao já famoso YouTube, e que me lembra do post de uma amiga(http://www.yukitori.blogspot.com/), sobre como as pessoas se escondem atrás de perfis falsos no orkut e em bate-papos para se tornarem mais populares e aceitos, enquanto isso Juan se tornou aparentemente uma "celebridade" através de um abraço oque me leva a crer que certos pensamentos devem ser revisto.
Enfim, nõ sei ainda se participarei do tal dia "Free Hug" ou se funcionará aqui como em outro lugares, mas abraços a todos.

7 comentários:

oceanVoice disse...

caralho, vc sabe escrever XD

-----
Hoje vejo muitos paradigmas em nosso dia-a-dia! tem coisas que as pessoas nao demonstram ou por falta de coragem, ou por zelar uma reputação mediocre, sei la.

sem mto o q dizer, fastei mto neuronio fazendo meu post xD
Mas que fiquei bem claro... qdo eu te ver, te dou um abraço xDDD

Bianca Hayashi disse...

Quanta honra ser citada em dois textos seus, Dejota!

Bem, coincidentemente, ontem o Thiago me mandou o link de um blog (http://www.verbeat.org/blogs/linguademariposa/) onde tinha um video sobre o Dia do Abraço. Aqui em São Paulo, já tentaram fazer o mesmo, mas aparentemente somos mais desconfiados do que os estadounidenses (contrariando a nossa fama de povo afetuoso).

Quando soube dessa estória, não a sabia com tantos detalhes e nem procurei me aprofundar mais. E isso me preocupa, pois está virando uma constante. =/

E isso me lembra eventos de anime. Mas às vezes, os otakus cobram uns 10 centavos por isso. XD

Nefelibata disse...

Embora a Bibi tenha achado "pedante" a música que tenha no clipe do Youtube que - puxa vida - rolou com estranha coincidência entre nós (e não sei porque pedante, sinceramente XD), tem um verso lá que me marcou muito:

"And I'll take you for who you are"

Acho que abraçar alguém na rua é um ato de confiança. É estranho, mas já parou pra pensar o que significa, profundamente, "receber algo de braços abertos"? Vê? Abraçar é, literalmente oferecer seu coração a essa pessoa, é uma rara representação literal de uma metáfora... abraçar requer muita confiança e coragem, ainda mais se for com um estranho (claro, que venha lhe pedir... não queira ser confundido com um tarado!).

É algo muito sério... e... parece que nossas muralhas sentimentais se transformam em braços duros que não envolvem também... sabe, isso me dá muito o que pensar.

Só duas observações:

1. Não sei se é bem falta de afetuosidade, Bibi... é medo da violência mesmo XD

2. Não sei se você quis dizer que a posterior celebridade do cara viciou os abraços dele, DJ, mas apelo aqui que, embora a experiência nos mostre muito o contrário, não é sempre que celebridade é necessariamente algo ruim...

3. E tome cuidado na divisão em parágrafos XD, continue praticando, que você vai longe!

D-mariano disse...

Sobre se tornar uma celebridade através de um abraço, eu na verdade quis comparar uma forma saudavel de ser celebridade que foi a dele com a forma um tanto quanto doentia que é essa que existe em outros meios, mas que ambas fazem parte de uma de um meio em comum que é a internet.

Somente uma comaparação entre lado bom e ruim que isso nos trás(mas que ainda existem muitos outros prós e contras).

Ligia Torres disse...

Hey hou Daniel José Cabeção Mariano! (Cabeção de repente pode ser um sobrenome.. devia adotar ein!... de nada...

Curti teu blog! ^^
E se não fosse eu e Dri tu nem ia colocar isso aqui ou ganhar abraços hoje na facul!!!
ahsiuhaiushasha

Antecipadamente... de nada.. XD

Adoreiiiiii o dia hojee!! =DD
Qualquer dia a gente faz outra fez o Free Hugs!!

E é tão comovente a história de como surgiu isso... ='S snif

Lindo demais!!

Bjuss!
Da super, ultra, mega, hiper Li! =D

Anônimo disse...

Farei plaquinhas tbm, talvez isso torne minha vidinha menos miserásel, tentarei =)
Seeee houver mesmo isos ae em SP me avise =)
ABRAÇOOOS DEJOTINHA!
:****

Nefelibata disse...

Não vai atualizar isto não, pow? -.-'